Serviço de Apoio Domiciliário

Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio. A população alvo são indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária, evitando, ou retardando a sua institucionalização, promovendo a sua autonomia.

 

Esta valência opera todos os dias da semana, das 08h00 às 19h00. Presta apoio a cerca de 40 utentes, fornecendo os seguintes serviços:

  1. Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  2. Distribuição de duas refeições, tendo sempre em atenção as dietas e as necessidades mais específicas relativamente à consistência e ao tipo de comida;
  3. Preparação e administração de medicação;
  4. Manutenção de arrumos e limpeza da habitação estritamente necessária à natureza do apoio a prestar;
  5. Tratamento de roupas (desinfeção, lavagem e engomagem);
  6. Prestar apoio psicossocial e disponibilizar informações quanto aos seus direitos, deveres e serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades;
  7. Apoiar e acompanhar os utentes que necessitam de cuidados especiais de saúde;
  8. Pagamento de serviços; aquisição de bens e géneros alimentares.

 

De modo a dar resposta às necessidades e expectativas dos utentes de forma diferenciada, o SAD conta com uma equipa multidisciplinar: Educadora Social (também exerce Direção Técnica); Enfermeiro; Ajudantes Familiares; Cozinheiro; Ajudantes de Cozinha; e Operadores de Lavandaria.