Mensagem do Presidente
Bem-vindos!
A Fundação Balmar iniciou a sua atividade com o serviço de Apoio Domiciliário em setembro de 2007 e a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em outubro do mesmo ano. Visa principalmente a melhoria do bem-estar da população, com prioridade para as pessoas que se encontram em dificuldade económica e social e as que, pelas suas características físicas ou situação social, sejam especialmente vulneráveis. Tem também por objetivo proporcionar a cada Idoso, uma vida equilibrada promovendo a autonomia e retardando, sempre que possível, a perda das faculdades físicas e psíquicas.
Na qualidade de Diretor do Conselho de Administração, cargo que represento desde 01/01/2020 compete-me zelar e orientar o percurso de todos os nossos colaboradores bem como dos nossos utentes.
Todos os dias trabalhamos para dar aos nossos utentes serviços de excelência, sempre numa melhoria contínua de aprendizagem, melhoramento e capacitação. Esta nova plataforma surge com o intuito de estarmos mais próximos, podendo mostrar com mais clareza e facilidade aquilo que somos e o que fazemos.
Presidente: José Alberto Rosa Diogo
Vice-Presidente: Maria de Lurdes Vitória Ferreira
Vogal: Milène dos Santos Simões
Vogal: Eva Catarina Ferreira Sousa
Diretora Técnica da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas: Drª. Milène dos Santos Simões
Diretora Técnica do Centro de Dia e Apoio Domiciliário: Drª. Tânia Catarina das Neves Rodrigues
O Centro BALMAR foi criado através do legado do Dr. António Lopes de Araújo e sua esposa, D. Beatriz de Albuquerque Saraiva Lopes de Araújo, que à sua morte testamentaram o seu património para obras de apoio à infância, juventude e terceira idade. Neste sentido, foi constituída uma Fundação para gerir o referido património, tendo em 2001 iniciado a sua atividade com o Serviço de Apoio à Família nas freguesias de Marmeleira e Cercosa, Concelho de Mortágua. Na mesma altura iniciou-se também o projeto de construção do Centro de Apoio Social que começou a sua atividade com os serviços de Apoio Domiciliário e Lar de Idosos no dia 3 de setembro de 2007 e 6 de outubro respetivamente. Mais tarde, a 7 de setembro de 2013, foi concretizada a ampliação do Centro de Apoio Social do Centro Balmar.
O Centro Balmar pretende ser uma IPSS de referência no Distrito, baseando a sua intervenção na melhoria contínua das suas práticas e na elevação da qualidade dos serviços prestados, tendo sempre por objetivo satisfazer todas as necessidades da comunidade.
O Lar de Idosos da Fundação BALMAR visa a melhoria do bem-estar da população, com prioridade para as pessoas que se encontrem em dificuldade económica e social ou as que, pelas suas características físicas ou situação social, sejam especialmente vulneráveis.
Visa prevenir situações de dependência, promover a autonomia, prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos clientes e famílias, de modo a contribuir para o seu bem-estar e equilíbrio, apoiando os clientes na satisfação das necessidades básicas da vida quotidiana.
Neste sentido, o Centro Balmar proporciona a cada cliente, uma vida equilibrada e promove a autonomia, retardando sempre que possível a perda das faculdades físicas e psíquicas.